sábado, 27 de junho de 2009

TUTORIAL - Saiba como baixar filmes em torrent

O tutorial a seguir tem o objetivo de auxiliar quem não conhece esse sistema.

O que é Torrent?

A lógica do torrent é a seguinte: a primeira pessoa a disponibilizar um download é conhecida como o primeiro seed (ou semente, que, neste caso, pode ser interpretado como aquele que semeia). Uma segunda pessoa baixa este conteúdo e também passa a disponibilizá-lo, tornando-se um seed também. Ou seja, quanto mais seeds houver de um mesmo arquivo, mais rápidos e eficientes são os downloads, pois mais pessoas disponibilizam o arquivo.

Torrent é a extensão de arquivos utilizados por um protocolo de transferência do tipo P2P (Peer to Peer). Em um processo semelhante ao do eMule, por exemplo, os arquivos transferidos são divididos em partes e cada pessoa que tem tal arquivo ajuda a fazer o upload a outros usuários.

Para compartilhar estes arquivos, é necessário usar um programa específico, conhecido como cliente. Ele obtém as informações contidas nos arquivos e se encarrega de toda a comunicação entre os usuários.

Clientes (programas)

Os programas mais usados para baixar e compartilhar os arquivos são:

Utorrent (recomendado)
Bitcomet
Azureus

Normalmente o programa irá pedir para você selecionar uma pasta onde o filme será arquivado. Dependendo da configuração o programa já começa a baixar automaticamente para uma pasta pré-configurada chamada "Download". Verifique a configuração do seu programa.

Compartilhando os arquivos

É muito importante no sistema Torrent que as pessoas colaborem umas com as outras. De que forma isso pode ser feito? Compartilhando os filmes já baixados. Uma vez que o download terminou, é importante que aquele arquivo continue sendo enviado para outros usuários para que seja formada uma significativa "rede" de pessoas com o mesmo arquivo.

Baixando os arquivos Torrent e legendas

1 - Clique em "Download (torrent e legenda)" encontrado na postagem;

2 - Você será direcionado ao site de hospedagem 4Shared onde fará o download do arquivo RAR específico do filme escolhido
;

3 - Ao abrir o arquivo, você irá encontrar o arquivo torrent e a legenda do filme.



É possível também que a legenda (português) esteja contida no arquivo torrent.


Assistindo aos filmes

Após ter baixado o filme com a legenda, é necessário ter um player que rode os dois simultâneamente. Os mais populares são:

VLC Media Player (2000/XP/Vista)
Media Player Classic
BSplayer

Instalando Codecs

Caso o filme não rode, você precisa instalar os codecs para que o player consiga ler os arquivos. O codec mais popular hoje em dia é o K-Lite Codec Pack. Depois de instalá-lo, dificilmente você terá dificuldades para rodar seus filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário